13.11.08

Serra 1 x 0 PSDB


Vai entender esta nossa pátria! Estive hoje no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista) assistindo ao lançamento do programa "Emprega São Paulo". Trata-se de um pequeno 'Ovo de Colombo', que renderá muitos dividendos ao governador. Através de um site de livre acesso, dedicado à intermediação de mão-de-obra, serão cruzados um cadastro de trabalhadores com outro de vagas disponibilizadas pelas empresas. Assim que o sistema identifica pares potenciais, promove (via email ou telefone) o encontro das "metades da laranja", alegrando a gregos e troianos. É óbvio, banal, coisa que milhares de sites de relacionamento ou de venda de veículos já fazem há anos. Mas, até a presente data, governos em vários níveis batiam cabeça com este problema. Muito bem!

Mas o que me traz ao tema foi o discurso do Serra durante o evento. Empunhando claramente a bandeira do desenvolvimentismo, Serra discorreu sobre os poucos e graves entraves de nossa economia, anotando com correção para o sacrifício de empregos e de atividade econômica que resultam da insana política de juros e de câmbio que têm-se praticado desde o já distante Plano Real. Foi muito aplaudido (inclusive por mim), mas o curioso da história é que, entre seus correligionários de partido e seus parceiros de governo, as críticas por ele levantadas serviam como perfeita carapuça. A grande maioria foi e é entusiasta do nanismo estatal, guardiões da responsabilidade fiscal, avessos a controle de capitais, tementes ao dragão da inflação, enamorados da autonomia do Banco Central. Como é que pode?
Como é que o sujeito-político com maior clareza quanto aos rumos para nosso desenvolvimento foi subir neste trem repleto de cosmopolitas safados e provincianos ignóbeis? Difícil de entender. Muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".