16.11.08

queda livre


O palestra parece que foi afetado por algo mais que uma marolinha. Desde a derrota para o Fluminense por 3x0, em 25 de outubro, o time seguiu em parafuso, em evidente colapso da estratégia Luxemburgo.
Realmente o tal Luxa é problema. Seus times, ao invés de embalarem, desandam. É verdade que o Palmeiras não conta com uma seleção de craques, mas comparado com os rivais, tem um elenco bastante razoável.
Creio que além do clima pesado emanado de seu vaidoso treinador e os interesses escusos na escalação, o time do Palmeiras teve dois pontos fracos que tornaram-se mais evidentes à medida em que o campeonato foi chegando ao fim, quando as equipes adversárias estavam mais aguerridas e entrosadas.
Primeiro, a defesa bateu cabeça o ano todo, com muitas duplas diferentes atuando na zaga. Acho até que a experiência com o Martinez foi positiva e também gosto da presença do Roque Junior. O problema é que estas soluções surgiram na reta final, quando não havia mais tempo para sedimentar o esquema de jogo da nova zaga.
O segundo problema crônico do Palmeiras foi a falta de criatividade nas laterais. Embora o Leandro apareça bem, de vez em quando, tanto ele quanto o Elder gostam de fechar na diagonal e como os atacantes Kleber e Alex jogam como pivô, o time afunilava na cabeça da grande área. Quando o Valdívia estava no time, ele ainda conseguia abrir algumas brechas na defesa, principalmente pela esquerda. Mas com a sua saída, o time ficou na dependência de alguns lampejos do Diego Souza. Raríssimos!
Lamento pelo palestra e principalmente pelos palestrinos. Mas o Luxemburgo não merecia levar este título.
Resta torcer pelo tricolor, gaúcho.
Mais um campeonato para o São Paulo, além de encher de moral os chatos bambinos de Jd. Lourdes, reforça o argumento dos pragmáticos, arautos do futebol feio, insosso e defensivo praticado pelo time do Muricy.
Que venha 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".