
Nas últimas semanas, promovi ali ao lado algumas enquetes sobre os grandes times de futebol de cada uma das últimas quatro décadas.
Comecei pelos anos 70, por motivos óbvios: não faz sentido escolher o melhor time durante a era Pelé e do campioníssimo Santos.
Nos 70, a supremacia foi disputada entre três grandes esquadras: 1) A academia de Parque Antártica, inspirada pela cadência hipnótica do grande Ademir da Guia, que junto a Leão, Luiz Pereira, Dudu, Leivinha, Jorge Mendonça e César maluco arrebatou diversos títulos - bicampeão brasileiro (72/73) e paulista em 72, 74 e 76.
2)o Atlético Mineiro campeão do primeiro brasileirão em 71 sob a batuta de São Telê e pelo qual passaram grandes craques, como Toninho Cerezo e Reinaldo; 3)O Internacional, campeão brasileiro de 1979, com Mauro Galvão, Batista, Falcão, Valdomiro e Mário Sérgio ; Vencedor da enquete: Palmeiras (com apoio deste dono da bola, claro)
Nos 80: embora tenha sido uma década triste para os palestrinos, teve grandes times, com grandes craques que formaram uma das melhores seleções brasileira de todos os tempos. Entre os times: 1) a Democracia Corintiana foi sem dúvida um timaço, nem tanto pelos nomes no papel, mas principalmente pelo espírito e a vibração política que Sócrates (cérebro e craque do time), Casagrande e Wladimir transmitiam ao resto do time; 2) O Flamengo campeão mundial de 1981, para mim o maior time que vi jogar, com um elenco impressionante: Raul, Leandro, Mozer, Junior, Andrade, Adílio, Tita, Nunes e o fenomenal Zico.
3) o Gremio, campeão mundial de 1983, time raçudo que, sem muitas estrelas (os destaques eram De Leon, Renato, Tarciso, P.C. Caju e Mário Sergio), fez bonito na década, jogando uma bola mais para bacia do Prata do que para Baia de Guanabara. e 4) O Atlético Mineiro, que embora não tenha acumulado títulos expressivos na época, montou times fortes, com estrelas de primeira grandeza: Reinaldo, Nelinho, Éder, Luizinho, Paulo Isidoro. Na enquete da década, justa, ganhou o Flamengo.
Nos 90: Tempos de "modernização conservadora", muita gente copiando os esquemas defensivos do futebol europeu, grandes negócios e empresas entrando no nosso futebol, foi no estado de São Paulo que despontaram os melhoras equipes. Sem muitas delongas, diria que a década foi marcada por dois times: 1) O São Paulo, bi-campeão mundial nas mãos de Telê Santana, com Raí, Muller e Cafu comandando um time que jogava em alta velocidade e que arrebatou milhares de torcedores ao longo daquela década. 2) O Palmeiras, anabolizado pelos tostões da Parmalat, fez história com suas equipes campeãs em 1993 e 1994, mas que na minha opinião, foi ainda mais brilhante no efêmero time campeão paulista de 1996, recordista de gols, vencendo por antecipação e dando shows com Djalminha, Rivaldo, Cafu, Muller e Luizão. Té-te a té-te com o mengo de Zico, este time só não fez mais porque foi desmanchado para fazer caixa. Mas, votaram no São Paulo como o melhor da década.
Nos 2000: 1)O Santos de alma moleque, de Robinho e Diego, Campeão brasileiro de 2002 foi sem dúvida um dos destaques; 2) O Cruzerio, da tríplice coroa em 2003, com Alex em grande fase, fez barba e cabelo;
3) O Internacional de Porto Alegre, campeão mundial de 2006, com Fernandão e Alexandre Pato brilhando. Vencedor da década: Santos de 2002.
Agora é com a galera, dos quatro eleitos nas enquetes anteriores, qual foi o maior de todos? Façam suas apostas no box ao lado....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".