22.5.08

qual o melhor time desde os anos 70? vote alí


Nas últimas semanas, promovi ali ao lado algumas enquetes sobre os grandes times de futebol de cada uma das últimas quatro décadas.
Comecei pelos anos 70, por motivos óbvios: não faz sentido escolher o melhor time durante a era Pelé e do campioníssimo Santos.
Nos 70, a supremacia foi disputada entre três grandes esquadras: 1) A academia de Parque Antártica, inspirada pela cadência hipnótica do grande Ademir da Guia, que junto a Leão, Luiz Pereira, Dudu, Leivinha, Jorge Mendonça e César maluco arrebatou diversos títulos - bicampeão brasileiro (72/73) e paulista em 72, 74 e 76.
2)o Atlético Mineiro campeão do primeiro brasileirão em 71 sob a batuta de São Telê e pelo qual passaram grandes craques, como Toninho Cerezo e Reinaldo; 3)O Internacional, campeão brasileiro de 1979, com Mauro Galvão, Batista, Falcão, Valdomiro e Mário Sérgio ; Vencedor da enquete: Palmeiras (com apoio deste dono da bola, claro)
Nos 80: embora tenha sido uma década triste para os palestrinos, teve grandes times, com grandes craques que formaram uma das melhores seleções brasileira de todos os tempos. Entre os times: 1) a Democracia Corintiana foi sem dúvida um timaço, nem tanto pelos nomes no papel, mas principalmente pelo espírito e a vibração política que Sócrates (cérebro e craque do time), Casagrande e Wladimir transmitiam ao resto do time; 2) O Flamengo campeão mundial de 1981, para mim o maior time que vi jogar, com um elenco impressionante: Raul, Leandro, Mozer, Junior, Andrade, Adílio, Tita, Nunes e o fenomenal Zico.
3) o Gremio, campeão mundial de 1983, time raçudo que, sem muitas estrelas (os destaques eram De Leon, Renato, Tarciso, P.C. Caju e Mário Sergio), fez bonito na década, jogando uma bola mais para bacia do Prata do que para Baia de Guanabara. e 4) O Atlético Mineiro, que embora não tenha acumulado títulos expressivos na época, montou times fortes, com estrelas de primeira grandeza: Reinaldo, Nelinho, Éder, Luizinho, Paulo Isidoro. Na enquete da década, justa, ganhou o Flamengo.
Nos 90: Tempos de "modernização conservadora", muita gente copiando os esquemas defensivos do futebol europeu, grandes negócios e empresas entrando no nosso futebol, foi no estado de São Paulo que despontaram os melhoras equipes. Sem muitas delongas, diria que a década foi marcada por dois times: 1) O São Paulo, bi-campeão mundial nas mãos de Telê Santana, com Raí, Muller e Cafu comandando um time que jogava em alta velocidade e que arrebatou milhares de torcedores ao longo daquela década. 2) O Palmeiras, anabolizado pelos tostões da Parmalat, fez história com suas equipes campeãs em 1993 e 1994, mas que na minha opinião, foi ainda mais brilhante no efêmero time campeão paulista de 1996, recordista de gols, vencendo por antecipação e dando shows com Djalminha, Rivaldo, Cafu, Muller e Luizão. Té-te a té-te com o mengo de Zico, este time só não fez mais porque foi desmanchado para fazer caixa. Mas, votaram no São Paulo como o melhor da década.
Nos 2000: 1)O Santos de alma moleque, de Robinho e Diego, Campeão brasileiro de 2002 foi sem dúvida um dos destaques; 2) O Cruzerio, da tríplice coroa em 2003, com Alex em grande fase, fez barba e cabelo;
3) O Internacional de Porto Alegre, campeão mundial de 2006, com Fernandão e Alexandre Pato brilhando. Vencedor da década: Santos de 2002.

Agora é com a galera, dos quatro eleitos nas enquetes anteriores, qual foi o maior de todos? Façam suas apostas no box ao lado....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".