24.9.10

sindicato forte faz toda a diferênça

Dias atrás, citei em vão os sindicalistas alemães, que deveriam estar se coçando de inveja do histórico reajuste salarial  (de 10,80%) conquistado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Pois, não é que os caras reagiram rápido!

Em matéria do Financial Times,  publicada no jornal Valor desta quinta, 23, noticia-se que o IG Metall (o poderosíssimo sindicato dos metalúrgicos da Alemanha) conseguiu assinar um acordo com a gigantesca Siemens que estabelece nada menos que a ESTABILIDADE INDEFINIDA no emprego, para 128 mil trabalhadores do conglomerado.

Impressionante em sí, a notícia surpreende ainda mais porque o momento não é dos mais róseos para a economia germânica. Com a crise que atinge a zona do euro e a crescente concorrência das manufaturas chinesas, a vitória do IG Mettal é um feito de grande significado.

Além da estabilidade em sí, que garante obvia tranquilidade à vida dos trabalhadores - devolvendo ao capital o risco que lhe pertence - coloca àqueles trabalhadores a possibilidade de negociarem em condições bastante mais favoráveis as pautas dos acordos futuros. De quebra, conseguiram estabelecer uma cláusula que garante acesso do Conselho dos Trabalhadores a informações estratégicas que possam alterar o controle societário da empresa.

Muito bão!

Como bem demonstraram os anos dourados do século XX, a concertação entre trabalhadores e patrões é condição das mais profícuas para se erguerem instituições sociais e econômicas mais justas.

Parabéns! Aos alemães e aos metalúrgicos do ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".