20.9.10

simbolismo real no abc

O metalúrgico e sindicalista Lula tinha na luta pela recomposição das perdas salariais sua principal bandeira durante os movimentos grevistas de início dos oitenta, época de inflação galopante.
Quase trinta anos depois, o Presidente Lula se despede de seu comemorado mandato assistindo ao maior reajuste real de salários da história dos metalúrgicos do ABC. É sem dúvida algo importante a se comemorar, embora os "mídia-ligeira" e a turma do "dentinho escovado" prefira preencher as suas manchetes com a genealogia da família Guerra.

Em termos nominais, os metalúrgicos conseguiram 10,80% de reajuste salarial. Como a inflação do período foi de 4,29%, o aumento em termos reais foi de 6,26% (!!!!!). É aumento pra alemão nenhum botar defeito - e, como se não bastasse, conseguiram ainda um abono para todos os membros da categoria, de R$ 2.200 no ano.

Justíssimo e em boa hora! 

Justo, porque o setor automobilístico vem batendo seguidos recordes de produção e venda de automóveis, estimulados por políticas de isenção fiscal concedidas pelo governo, e também porque as taxas de produtividade na indústria cresceram significativamente nos anos recentes e, portanto, a elevação das margens de lucro das empresas permite maior distribuição de resultados aos trabalhadores.

Em boa hora, porque bem simboliza o legado de Lula na presidência, juntando as pontas dessa trajetória singular do ex-presidente dos metalúrgicos do ABC.

Para acompanhar, sugiro o vídeo de Lula (clique aqui), sindicalista, no programa Canal Livre de 1981. Notem como o sujeito, já naquela época, tinha clareza do seu papel, das dificuldades de se montar um partido para os trabalhadores e das possibilidades de realizar mudanças nesse país.
Lembrete: como se trata de uma entrevista longa, foi dividida em 8 blocos, que podem ser acessados ao final de cada qual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".