4.10.10

voto e renda média

Um exercício interessante a se fazer com os números do primeiro turno é comparar a votação entre os candidatos a presidente e o nível de renda média da população de cada estado da federação.

Como pode-se observar no gráfico (clique aqui para ver), se considerarmos os dez estados de maior renda média, em apenas dois (Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) Dilma teve votação superior a de seus concorrentes. Serra chegou à frente em sete estados e Marina Silva venceu no Distrito Federal.

No outro extremo, quando se analisam as votações nos dezessete estados de menor renda média (abaixo de R$ 1.065,70), verifica-se que Dilma venceu em 16, perdendo apenas em Roraima.

Parece ficar claro, portanto, que, mais do que uma questão regional, existe uma clivagem do eleitorado de acordo com a renda per capita de cada estado. É evidente que, como o recorte de renda de cada estado decorre do desenvolvimento regional do país, há alguma correspondência entre o nível de renda e a distribuição regional, mas o fator renda parece ser o preponderante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".