28.6.08

o IPEA e o Estadão que não gosta de Estado

Lamentável o editorial do jornal Estado de São paulo deste sábado (28/06). Sob o anúncio de que o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas) vai deixar de publicar estudos de conjuntura e se concentrar nas análises de longo prazo, os senhores do ESP trataram logo de torpedear o governo Lula por supostamente "querer arrear as instituições do Estado". Ora, que incrível inversão de valores!
Vamos aos fatos. O IPEA foi concebido no início do regime militar com a missão de produzir pesquisas e análises econômicas para subsidiar as políticas públicas. Por suposto, tais subsídios deveriam abarcar as tendências de longo prazo da economia brasileira, pois é este o horizonte temporal do planejamento público.
Porém, exatamente ao contrário do que sugere o editorial do ESP, ao longo dos anos 90 os liberais que ascenderam ao poder com FHC, transformaram o IPEA em um órgão de assessoramento do mercado, concentrando seus estudos e publicações na análise imediatista da arritmia financeira que tanto interessa àqueles que vivem de renda.
Evidentemente, até um Romer Simpson é capaz de entender que não cabe ao setor estatal subsidiar estudos para clarear a vida dos rentistas ou do clube das garças. Em se tratando de curto prazo, nada melhor do o próprio mercado para cuidar do mercado. Existem consultorias para todo o gosto, uma penca de ex-ministros e ex-presidentes do BC que se tornaram grifes do curtoprazismo. É pagar e levar.
Mas o IPEA, este deve ser sim é resgatado e re-insituido como órgão de apoio ao planejamento de longo prazo, não só porque este é de fato a melhor contribuição que pode dar aos gestores do setor público, mas também porque no mercado não há consultoria ou empresa de ratting que se atreva a realizar estudos prospectivos com a abrangência dos que podem ser produzidos pelos técnicos do IPEA.

E.T.: recomendo fortemente que os editorialistas do ESP resgatem dos arquivos do ESP as matérias relativas ao que Giambiagi e Cia. têm dito, e notarão que esta trupe está mais próxima do ideário do governo Lula do que o Pochmann e a equipe que assumiu o IPEA. Atendem em especial para o que cada grupo diz a respeito da política monetária e das políticas sociais praticadas pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".