25.6.08

fundo soberano, yes we can!

Sabiamente, o governo mantém seu ímpeto para botar de pé o nosso Fundo Soberano. Os mídia-ligeira espernearam, mas aos poucos o projeto vai tomando forma. Hoje, numa bela ação política, enquanto anunciava o reajuste dos benefícios do Bolsa Família em 8% (notícia que isoladamente provocaria reações raivosas da mídia), o governo tornou pública a sua intenção de ampliar o Superávit Primário (economia entre receitas e despesas do governo, de que tanto gosta a mídia). Muito bom! Muito bem!
Mas, no meio do pacote, o governo deu a sua bela tacada heterodoxa: não usará o superavit para pagar juros (como esperava a midia e a ortodoxia reunida), mas sim para constituir o Fundo Soberano (entenda-se: comprará dólares no mercado interno). Perfeito. É este o caminho mais sensato e racional.
Então vejamos. A paúra da hora são duas: inflação e déficit nas contas externas. Só que para acertar a primeira, o governo sobe os juros, e - via valorização do Real - desacerta a segunda. Qual a alternativa? Enxugar a liquidez do mercado (isto é, retirar o din-din que nos refresca o bolso) arrecadando impostos e não gastando. Ou seja, fazendo o Superávit Primário. No enredo ortodoxo, da mídia e dos analistas do mercado finaceiro, a história termina aí, pois lhes parece evidente que com o Superávit Primário o governo pagará a dívida que o setor público detém com o setor privado. E porque eles gostam disso? Porque para quem tem din-din sobreiro, o paraíso na terra é a situação em que os juros são estratosféricos, a inflação é baixa e previsível e o volume de dívida é baixo em relação à capacidade de pagamento do devedor (setor público). Desde Pedro Malan, Armínio Fraga e Palocci, a tônica da nossa política econômica tem sido construir aqui em terra brasilis o tal do paraíso.
Mas agora, parece que Lula acordou e a história do Superávit Primário terá capítulos inesperados. Ao invés de pagar juros e dívida velha (como queriam os sabujos) o governo será mais realista do que os ortodoxos e 'esterilizará' moeda injetando dinheiro no Fundo Soberano. Isso, é como mandar dinheiro para a Lua ou enterrar numa ilha perdida! Muito bem. Se é de inflação que os caras tem paúra, então por que devolver din-din aos ricos, que inescapavelmente voltarão a dar liquidez ao mercado, fazendo a roda rodar e mais adiante forçar novas tacadas de juros, e etc... e etc... Todo dinheiro ao Fundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".