11.6.08

Dilma na chapa



Começa hoje mais uma porção da fritura da Ministra Dilma. Oposição e os mídia-ligeira mal escondem a gana de pegar a mãe do Pac na curva.
Meu palpite é que darão com os burros n'água.
A acusação de que a Casa Civil pressionava por um rápido desfecho da venda da Varig (ou o que ainda restava dela) em nada pode ser interpretado como algum compromisso escuso da Casa Civil com a maquiagem patrimonial produzida pelo fundo americano que arrematou a empresa. Como bem demonstrado em post do Nassif, a preocupação da Ministra Dilma parece ter sido a de preservar os ativos da Varig a fim de que o leilão fosse exitoso a ponto de se conseguir quitar parte da enorme dívida trabalhista da empresa.
Por outro lado, muito mais suspeita parece ter sido a posição da Denise Abreu (então Diretora da ANAC), que propunha retirar dos ativos da Varig as vagas que a empresa dispunha nos aeroportos nacionais. Segundo este modelo de venda, as vagas (Slots) seriam devolvidas ao governo, que deveria redistribuí-las entre as demais empresas de aviação - Gol e Tam - cujos interesses eram defendidos pelos diretores da ANAC.
Portanto, ao menos pelo que se sabe até o momento (véspera do depoimento da Denise Abreu à CPI), se algum desvio de conduta há no episódio, este parece estar relacionado à denunciante e ex-diretora da Anac e não à Ministra Dilma, que agiu em nome da celeridade e por um desfecho que onerasse menos os trabalhadores da falida Fundação Rubem Berta.
É esperar para ver.

2 comentários:

  1. Trata-se de uma briga entre quadrilhas. A Quadrilha da Dilma contra a Quadrilha do Dirceu. Cada vez mais o noticiário politico vai se bandeando para as paginas policiais dos jornais e revistas. Como já disse o poeta: "se gritar pega o ladrão, não fica um, meu irmão.

    ResponderExcluir
  2. Caro Crispin, péra lá! Não é nada bom para a democracia que se julgue as pessoas, quem quer que seja, com o açodamento que nossa mídia-ligeira tem praticado. Não há qualquer indício de irregularidade da Ministra Dilma neste episódio, apenas a falação de uma personagem que, esta sim, arrasta um caminhão de suspeitas atrás de si. Além do mais, como mostraram algumas matérias mais sérias sobre o assunto (vide links no blog do Nassif)a Varig, quando vendida, era administrada pelo genro do FHC (David Zilberstein)e pelo ex-cheve da casa civil, do mesmo FHC, Clovis Carvalho. Só que curiosamente, a porção tucana da história não interessou aos nossos mídia-ligeira. Só viram graça em bater na Dona Dilma.

    ResponderExcluir

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".