22.5.09

gente nova na "redondeza"

Vão algumas dicas de blogs interessantes que estou incorporando à "redondeza" (ali do lado direito -> )

Em primeiro lugar, vale a pena conhecer o Blog "até aqui tudo bem" (dica que reverbero do Idelber Avelar). Trata-se de um blog mantido por um casal, muito bem humorado, e afinadíssimo com o lufar dos tempos. Gosto também do nome do blog, inspirado provavelmente no filme "La Haine" (O Ódio), de 1995, que explora o tema - "até aqui tudo bem" - de maneira dramática, numa saga na periferia de Paris.

Uma outra dica, é o blog do Marcelo Brito, colega de profissão que colaborou com o programa de apoio às Cooperativas de Reciclagem aqui de Campinas e que se mudou para Erfurt, uma cidade no umbigo da Alemanha, onde estuda projetos de "orçamento participativo".

Apesar das minhas divergências sobre o assunto, é sempre interessante acompanhar o que ele anda descobrindo por lá. Por exemplo, um software que permitirá aos cidadãos votarem - via internet - nas prioridades de cada qual e, feito o computo geral, o sistema apresenta um mapa de investimentos que deverá orientar o "político" de plantão.

Legal? É, legal... Sem dúvida uma ferramenta de consulta popular ajuda na gestão. Mas, ai a gente pensa: no limite, não seria este o ocaso da Política? O império do status quo? Será que a fé na participação direta não é a contraface de um discurso moralista, de ataque à classe e ao sistema político?

Por fim, por falar em ataque, incluo também na "redondeza" o carrancudo e combativo blog do Eduardo Guimarães, que fundou o Movimento dos Sem Mídia e que assina hoje o Cidadania.Com. Pra quem não acompanha de perto a blogosfera, foi o Eduardo Guimarães, através de seu blog, que mobilizou uma manifestação em frente à Folha de São Paulo para lembrá-la de quão dura era a dita redentora.

Um comentário:

  1. Oi Marcelo

    Obrigada pelo link e pela gentileza no comentário!
    Vou dar uma vasculhada no teu blog, dá a licença? :)

    abraço

    ResponderExcluir

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".