23.5.09

quem era keynes?

Trocadilho infame, mas este é assunto dos mais relevantes entre os que se interessam pela história das idéias econômicas.
Keynes é uma pedreira. Seus textos econômicos não fazem concessões ao leitor e são quase inascessíveis aos que não frequentaram as aborrecidas carteiras de uma faculdade de economia. Seus textos políticos, ricos documentos históricos, são permeados pela sua práxis de combativo funcionário do governo inglês. Não fosse pouco, suas idéias viraram do avesso a ortodoxia econômica, mas de modo algum propunham o rompimento com a ordem capitalista e sua moral burguesa. Pra complicar ainda mais, embora casado com uma bela bailarina russa, era amante de um jovem artista que frequentava Londres. Por sua orientação sexual e suposto interesse no representante alemão, foi acusado pelos seus críticos de pouco patriota quando negociava as reparações de guerra que resultaram no Tratado de Versailles.

Pois, então, Keynes?

A crise atual resgatou ao século 21 o mais importante economista do século passado. Dizem por ai que suas idéias estão de volta e que será a partir delas que retomaremos o caminho para uma nova "era de ouro".

Será?

Impossível responder, mas o interessante nesta história toda é que as placas tectônicas do pensamento econômico começam a se mover. Verdades do liberalismo econômico, que arrebatavam a direita e também a esquerda - diga lá Ministro Palocci -, se esfarelam com os fatos, abrindo uma promissora avenida para o debate.

É por esta avenida que o site da Agência Carta Maior tem patrocinado bons artigos, alguns deles já mencionados anteriormente aqui.

Hoje, chamo a atenção especialmente para o texto escrito pelo José Luis Fiori, "A senhora Thatcher e o Lord Keynes: fatos e mitos", tratando não só da dificuldade para se entender Keynes, mas também do curioso protagonismo inglês não apenas no campo das idéias, mas também na práxis econômica, desde sempre até os dias atuais.
Mais do que isto, Fiori toca (de leve) em uma tese das mais interessantes: a de que o liberalismo político inglês, que está na raiz da história moderna, é o denominador comum dentre as diferentes escolas de pensamento econômico que emergiram da ilha britânica. Do neoliberalismo de Mrs Tharcher, do capitalismo domado de Lord Keynes ao anti-capitalismo do radical Marx, todos parecem ter o mesmo DNA liberal. Como diz o Prof. Belluzzo, todos devem ser vistos como parte de uma tradição que busca a transcendência política liberal a partir da estrutura econômica.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".