22.10.08

e por falar em economista


Em tempos de colapso da acumulação financeira e na ausência - pelo menos até agora - de líderes capazes de lançar uma âncora ao futuro, reproduzo abaixo uma brilhante proposição de Keynes, de 1924, sobre as qualidades esperadas de alguém que se pretenda "economista":

"O expert em economia deve possuir uma combinação pouco comum de dons. Deve ser ao mesmo tempo matemático, historiador, homem de Estado e, de uma certa forma, filósofo. Deve compreender os símbolos e se expressar com palavras. Deve pensar o particular em termos do geral e abordar o abstrato e o concreto em um mesmo elã de pensamento. Deve estudar o presente à luz do passado em vista do futuro. Deve ser simultaneamente decidido e desinteressado, tão distante e incorruptível como um artista, mesmo que, por vezes, tão pé-no-chão como um político"

O trecho acima foi copiado do post de Fernando Eichenberg, publicado pelo Terramagazine

Um comentário:

  1. Companheiro Marcelo, gostaria de contar com seu apoio em divulgar o novíssimo vídeo: “SERRA E KASSAB, A MÁFIA PAULISTA”. Quem não vai gostar é os almofadinhas do "CANSEI" e os neuróticos jornalistas da Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Rede Globo, SBT, Rede Record, RedeTV, Correio Brasiliense, O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. O endereço do Yuotube:
    http://br.youtube.com/watch?v=tOQxrd5JiXc
    Um grande abraço, Daniel – editor do blog Desabafo País (Brasil):
    http://desabafopais.blogspot.com/
    Filiado aos BLOGUEIROS DA MARTA

    ResponderExcluir

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".