14.9.08

sim, nossa carga tributária é pequena

Um dos temas preferidos dos mídia-ligeira é o da "carga tributária" e seu peso na economia brasileira. Dia sim, dia não, alguém aparece com aquela história de que precisamos trabalhar não sei quantos meses para custear o Estado brasileiro.
Esquecem de dizer que este mesmo Estado devolve boa parte do que arrecada sob diferentes modalidades de transferências (juros, aposentadorias, seguro-desemprego, pensões, entre outros) e, portanto, a mesma sociedade que trabalha um tanto de dias para pagar tributos, recebe de volta um outro tanto de dias. Feitas as contas, o volume de tributos que efetivamente custeiam o setor público no Brasil (carga tributária liquida) é significativamente menor do que aquele que se alardeia por aí, a depender do critério para se determinar o que são custos e o que são transferências diretas.
Segundo Márcio Pochmann, (veja aqui artigo na Folha de Hoje - só para assinantes) atual presidente do IPEA, nossa carga tributária liquida é de cerca de 12%; segundo o economista e especialista em contabilidade social, André Montoro Filho, estamos próximos a 20% do PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".