6.9.08

o bom momento e os boçais

Sabemos todos que o Brasil vive um bom momento. Claro que temos ainda alguns nós a resolver (câmbio e juros), mas é difícil entender a má vontade dos midia-ligeira com as perspectivas de médio prazo de nosso país.
Nas onipresentes CBN e Globo, Sardemberg e Srª Leitão tiraram bile de pedra para alertar seus ouvintes do risco que corremos!!!. Falaram muita bobagem (por exemplo, que participar da OPEP é uma idéia ultrapassada e inútil, já que supostamente a OPEP não tem mais qualquer papel relevante no mundo - ha, há, há!!!. Os países da OPEP estão sentados em cima das maiores reservas de petróleo conhecidas, o que faz de qualquer um deles um importante player da geopolítica mundial), fizeram contas erradas (O Sarda não se conteve com as projeções de crescimento dos investimentos e chamou o Presidente da República e, por tabela, o Presidente do BNDES de leviano e irresponsável, esquecendo-se que os investimentos deverão crescer paralelamente ao PIB e que, portanto, não será um salto de 19% para 30% do PIB, mas um processo gradual e distribuido no tempo que deverá elevar a taxa a algum ponto entre 21 e 25% do PIB.
Por fim, quase foram às babas por conta do debate em torno do pré-sal, alertando a todos que os poços do pré-sal só deverão começar a produzir daqui a cinco ou seis anos e que portanto Lula estava querendo faturar politicamente sobre um evento que só deverá ocorrer na gestão de um futuro presidente. Ora, ora, caros jornalistas. A relevância do pré-sal vai muito além do petróleo propriamente dito. A sorte deste nosso bilhete premiado é que para ser resgatado ele exige um volume tal de investimentos (fala-se de algo entre 350 e 600 bilhões por ano) que por si esses investimentos garantirão dinamismo e demanda para muitos anos, desde já. Fosse uma miragem, o pré-sal já seria uma benção keynesiana. Sendo uma realidade, é de fato a sorte grande, à qual os agourentos deveriam se resignar, sob pena de caírem no ridículo e explicitarem demais suas paixões a céu aberto.
Mas, também pela sorte, nem todos são mídia-ligeira e nem só de globo se faz a opinião no Brasil. Bons artigos foram escritos nos últimos dias sobre o "pré-sal", recomendo em especial o Cesar Benjamin na Folha de hoje (aqui para assinantes) e o especial da Carta Capital da semana que passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".