17.4.08

the cow is going to the swamp


Talvez para demonstrar que não é apenas uma caixa de ressonância do mercado financeiro, o BC resolveu bater na mesa e subiu nesta quarta-feira a taxa de juros em 0,5%. Trata-se de um crime, com diversas repercussões nefastas que se farão sentir nos próximos meses. Vejamos:
1) A elevação em 0,5% representa um aumento imediato das despesas do governo (nosso bolso). A título do chamado serviço da dívida pública, teremos que drenar algo como 3,5 bilhões do orçamento público federal em 2008, que seguirão mansinhos para os bolsos de alguns poucos endinheirados que perambulam incógnitos neste Brasil;
2) A alta de 0,5% sinalizará aos produtores privados que o BC não permitirá que a economia brasileira continue crescendo ao ritmo atual - no oráculo que lastreia o juízo dos diretores do BC está escrito que o Brasil não pode crescer mais de 3,5% ao ano. Portanto, muitas decisões de investimento em novas máquinas e mais empregados serão abortadas.
3) Com o diferencial entre os juros do Brasil ante o do resto do mundo desenvolvido(que tem taxas entre 0,0 e 3,5%), um caminhão de endinheirados pegará dinheiro emprestado lá fora, trocará por Reais e emprestará ao generoso governo brasileiro. Sem levantar o forébs (saudoso Mussun) da cadeira, em um ano irão abiscoitar algo próximo a 8%. Dinheirinho fácil e seguro. Não é por outra razão que o sujeito mais rico do mundo declarou dias atrás que tem ganhado bastante com operações financeiras em Reias. Ra-ra!
4) Com a carrada de capitais estrangeiros entrando no país, o Real deverá se valorizar ainda mais frente ao dólar, encarecendo nossas exportações e barateando as importações. Com isso, a atividade econômica será reduzida, o nível de emprego cairá, a renda das famílias será menor e, finalmente, a inflação que hoje resvala os 4,76% AO ANO, deverá voltar ao centro da meta, i.é., 4,50% AO ANO!!!
Missão cumprida, dormirão em paz os diretores do BC.
Haja saco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".