11.4.08

quem encheu os olhos?

Vitor Birner na CBN se arrisca a dizer que, da década de 70 aos dias atuais, foram três os times de sonhos que passearam pelos gramados brasileiros: o Inter de Falcão (70's), o Flamengo de Zico (80's) e o São Paulo de Raí (90's). Ora, ora, que é isso?

Nos 70, é vero que a bela camisa púrpura do Inter flanou por entre os grandes jogos da época, mas é vero e tanto que a Academia Palestrina de Ademir da Guia, Leivinha, Luis Pereira, Leão e Cia. ascendeu à galeria das grandes orquestras da arte, perseguida de perto pelo Galo Mineiro, campeão de 71.

Nos 80, o Flamengo de Zico, Andrade e Júnior foi sem sombra de dúvida o grande time, quinta-essência da arte carioca de jogar bola. Longe, muito longe, passaram talvez a democracia corintiana e o Grêmio campeão do mundo.

E nos 90? Ai a questão se complica.
Se mirarmos pelo prisma da regularidade, ou das conquistas, o São Paulo de mestre Telê é indiscutivelmente o número um. Mas, se o assunto é time dos sonhos, show de bola, toques e dribles inebriantes, que me desculpem os tricolores, mas o Palmeiras de 1996 - de Veloso, Cafu, Júnior, Djalminha, Rivaldo, Luizão e Muller - campeão paulista com o melhor ataque da história (102 gols), jogou um futebol de raro encanto. Uma arte efêmera que durou pouco. Seis meses. Inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".