23.6.09

imiscuir-se pela brasiliana



Há uma semana, roda na internet a "Brasiliana-USP", uma extraordinária coleção de livros, folhetos, periódicos, manuscritos, mapas e imagens sobre a história e a cultura do Brasil - em breve (provavelmente 2010), o acervo físico estará disponível em um belo prédio (veja desenho acima), localizado ao lado da FFLCH na USP.

O ponto de partida é o acervo doado em 2006 pelo industrial e bibliógrafo José Mindlin. Entre as preciosidades reunidas por ele, ao longo de uma vida de obstinado rato de biblioteca, estão: uma das mais completas coleções de obras dos séculos 16 ao 19 escritas por viajantes do interior do Brasil; o mais completo acervo sobre o período de domínio holandês no Brasil; coleções raríssimas de revistas científicas dos séculos 19 e 20; primeiras edições de diversas obras dos principais autores da literatura brasileira; coleções completas de diversos jornais do começo do século 20; mapas; gravuras e outras cositas saborosas - na versão digital e sem mofo.

Mas a Brasiliana é mais do que um acervo digital de obras raras. Constitui uma importante iniciativa de democratização da cultura, comprometida com acesso gratuito e software livre.

Embora a versão disponível (1.0) seja a de testes e a maior parte do acervo ainda não esteja digitalizada, a Brasiliana já é um marco na digitalização de bibliotecas no Brasil. Com as tecnologias que serão incorporadas ao projeto, será possível realizar análises das estruturas (gramaticais, lexicais, semânticas) dos textos, permitindo que se viaje através da história dos textos e das palavras.

E.T.: a "Brasiliana" é uma iniciativa que teve como mentor, de alma bandeirante, o Prof. István Jancsó, profundo conhecedor da História do Estado no Brasil e que reúne uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes institutos e faculdades da USP, dentre os quais minha companheira Maria Clara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".