6.6.09

folha de são paulo, cuidado!


Tal qual um avião em queda livre, a Folha de São Paulo parece ter perdido completamente o senso, e tudo indica que deixará esvair o que lhe resta de credibilidade.

Associada à banda anti-Lula, a FSP tem escorregado em diversos episódios recentes, deixando entrever não só os seus interesses e simpatias, mas, principalmente, escancarando a baixa qualidade jornalística de sua batuta editorial - o que lhe custará muito mais caro do que a democrática oposição a Lula.

Entre os últimos deslizes, cito: o revisionismo da "ditadura/branda"; a publicação de uma falsa ficha criminal da Ministra Dilma Rousseff, onde era tachada de terrorista; a publicação - editada a marteladas - de uma entrevista com um colega de militância de Dilma, sugerindo que ela teria feito parte de um plano para sequestrar o Delfim Netto; e, agora, a acusação de que a Petrobrás manteria um contrato de 16 milhões com a ONG MBC (Movimento Brasil Competitivo), que tem entre seus conselheiros o presidente da Petrobrás e, de novo, a Ministra Dilma.

Ora, ora, ora!!!! A ONG é fruto de um esforço do Jorge Gerdau para promover programas de melhorias de qualidade e gestão, tanto no setor público como no privado. Para tanto, o ilustre empresário criou a ONG em 2001, com representantes de 64 instituições de renome no Brasil (Votorantim, Natura, Fiat e,...Petrobrás) e desde então diversos Governos de Estado, Municípios e empresas privadas têm contado com o apoio da ONG. Boa iniciativa?
Claro. Louvável, mais do que necessária.

Mas, na pressa e com sede para desmoralizar o governo Lula, sua ministra candidata e a sua estrela estatal, enxergaram chifre em cabeça de cavalo, o que bastou para a manchete com ares de denúncia bombástica na edição de ontem (06/06).
Pronto, mesmo que algum ajuste ou desmentido se faça necessário nos próximos dias, o estrago está feito. Missão cumprida.

Só que a FSP não contava com a cartada da Petrobrás. Astutamente, a estatal criou um blog (chamado Fatos e Dados) onde publica o conteúdo completo das mensagens trocadas entre a reportagem da FSP e a assessoria de imprensa da empresa, explicitando a manipulação chinfrim das informações pelo jornal.
Com elegância e transparência, a Petrobrás virou o jogo, e foi a Folha quem saiu devidamente tosquiada.

Graças à internet e as suas mil maneiras de trocar informações, dispomos de novas armas para lutar a guerra da informação. Aos poucos, vamos aprendendo a minar os muros do dito "quarto poder" que, nas últimas décadas, cresceu de maneira desmesurada, ameaçando a nossa ainda jejuna democracia.

Olé!!!!!

(clique aqui para ler resposta do Movimento Brasil Competitivo à FSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".