18.5.10

enfim, o longo prazo

Minha geração, que virou gente nos anos 80, não conhece a preocupação com o longo prazo. Atravessamos praticamente três décadas vivendo e pensando sobre o curto prazo: as crises do balanço de pagamentos, a hiperinflação, as lutas pela recomposição salarial, a taxa selic, a pesquisa focus, etc... Num país cronicamente em crise e abarrotado de urgências, era normal que qualquer plano ou projeto para além de dois anos fosse tomado como devaneio.

Contudo, quem diria, na agenda política de hoje, o planejamento de longo prazo ocupa lugar central. Seja Dilma, seja Serra, é sobre as estratégias de desenvolvimento de longo prazo que buscam demonstrar as qualidades de seus respectivos projetos.

Mais do que isso, o tema do "financiamento de longo prazo" que até ontem era assunto restrito à literatura dos cursos de economia heréticos, parece aflorar como a variável chave a determinar o potencial de nosso desenvolvimento nos próximos anos. Ótimo sinal. A meu ver, expressa o sentimento concreto da classe política, de que, para os demais temas, bem ou mal, já existe um cardápio de propostas a serem executadas e que o grande "nó" é a questão do financiamento para investimentos de grande envergadura e longos períodos de maturação.

A esse respeito, vale conhecer a entrevista que a candidata Dilma concedeu ao Brasilianas.Org, comentando, entre outras coisas, que mais do que um elenco de projetos de infraestrutura, o mérito do PAC está na recuperação da capacidade de planejamento e gestão e, de estruturar modelos de financiamento - público e privado - para os projetos elencados no programa.

Considerando que a próxima década promete abrir diversas oportunidades ao Brasil, com a possibilidade concreta de nos consolidarmos como uma economia desenvolvida, é no mínimo reconforante saber que a preocupação com o financiamento de longo prazo está na ordem do dia e que marca o modo de pensar dos dois principais candidatos nessa eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".