18.8.09

avaliação das políticas sociais


Meus caros, convido aos que estiverem no entorno para participar do Seminário "Novos Instrumentos de Avaliação das Políticas Sociais" (veja programação aqui), que acontecerá na próxima sexta (21/9), no auditório do Colégio São José aqui de Campinas.

Para aqueles que atuam na área, acho que será bastante interessante. O que nos motivou a realizar esse debate foi a possibilidade de aproveitar o bom momento da racionalização da gestão promovida pelo amadurecimento do Programa Bolsa Família - que hoje disponibiliza uma ótima ferramenta de aferição do IDF (Indicador de Desenvolvimento da Família), além de um farto material estatístico - para debater, junto a grandes especialista no tema, sobre como potencializar o uso dos indicadores, seja para avaliação dos impactos produzidos pelas políticas, seja como apoio à gestão e ao planejamento. Parece árido? Nem tanto.

Começando com uma mesa com a presença do Prof. Marcio Pochmann (IPEA) e do Prof. Waldir Quadros (CESIT/UNICAMP) pretende-se abrir o leque sobre o estado das artes das metodologias de construção de indicadores disponíveis no país. O Marcio, na direção do IPEA, é referência obrigatória sobre o tema, até porque no pouco tempo que está no cargo já lançou diversos instrumentos de avaliação de políticas públicas e de diagnóstico social. Já o Prof. Waldir é outro craque no assunto. Ao longo dos últimos 20 anos, tem trabalhado na construção de uma metodologia de estratificação social que se pauta não pelos critérios de renda declarada, mas pela inserção social (costumes, padrão de consumo, relação de trabalho, etc) do trabalhador. Esta mudança de foco abre o campo de pesquisa para análises sociais mais ricas, menos sujeitas à precariedade das estatísticas de renda.

Encerrada esta primeira discussão, que tomará o período da manhã, teremos durante a tarde três conferências focadas nas especifidades das metodologias disponíveis(em especial o IDF). A Prof. Carola Arregui, da PUC-SP, irá explorar a questão do uso das estatísticas produzidas pelo IDF na gestão dos programa sociais, em especial o Bolsa Família. Já o Prof. Leonardo Mendes, (LarCom/Unicamp) irá demonstrar o que chamamos de Régua Social, uma ferramenta derivada do IDF, desenvolvida para a prefeitura de Campinas, que pretende hierarquizar as famílias dos usuários da rede pública municipal de acordo com diferentes dimensões de sua vulnerabilidade social. Com ela, não só poderemos avaliar os diferentes impactos no tempo de uma determinada política, como também estaremos equipados para elaborar melhores diagnóstico e ações de planejamento.Por fim, encerrando o evento, o Prof. André Pires (PUCCAMP)irá apresentar as linhas metodológicas de uma pesquisa que coordenou na cidade de Campinas, que buscava avaliar qualitativamente, junto às famílias dos beneficiários do Bolsa Família, qual as transformações (objetivas e subjetivas) que se pode associar ao programa.

A pauta é essa. Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".