Dias atrás, citei em vão os sindicalistas alemães, que deveriam estar se coçando de inveja do histórico reajuste salarial (de 10,80%) conquistado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Pois, não é que os caras reagiram rápido!
Em matéria do Financial Times, publicada no jornal Valor desta quinta, 23, noticia-se que o IG Metall (o poderosíssimo sindicato dos metalúrgicos da Alemanha) conseguiu assinar um acordo com a gigantesca Siemens que estabelece nada menos que a ESTABILIDADE INDEFINIDA no emprego, para 128 mil trabalhadores do conglomerado.
Impressionante em sí, a notícia surpreende ainda mais porque o momento não é dos mais róseos para a economia germânica. Com a crise que atinge a zona do euro e a crescente concorrência das manufaturas chinesas, a vitória do IG Mettal é um feito de grande significado.
Além da estabilidade em sí, que garante obvia tranquilidade à vida dos trabalhadores - devolvendo ao capital o risco que lhe pertence - coloca àqueles trabalhadores a possibilidade de negociarem em condições bastante mais favoráveis as pautas dos acordos futuros. De quebra, conseguiram estabelecer uma cláusula que garante acesso do Conselho dos Trabalhadores a informações estratégicas que possam alterar o controle societário da empresa.
Muito bão!
Como bem demonstraram os anos dourados do século XX, a concertação entre trabalhadores e patrões é condição das mais profícuas para se erguerem instituições sociais e econômicas mais justas.
Parabéns! Aos alemães e aos metalúrgicos do ABC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, se você não está conseguindo incluir seu comentário, tente fazê-lo assinando com a opção "anônimo".