9.7.09

sombra no radar

Meus caros, serão dez dias de recesso. Chego amanhã à Ponta Negra, braço de serra que entra pelo mar e guarda um mundo que já se foi. Sem telefone, sem CEP, sem carro, luz, internet, celular, tv.
Se, só se a maré permitir, um ou outro barqueiro conseguem chegar.

Não deve ser por acaso que se chama Ponta Negra. É o que restou à margem dos satélites da google.

Se preciso, ligamos da pedra alta que, cravada no meio da areia, serve de pouso aos urubus, de puleiro pra criançada e de cabine telefônica aos que ainda tiverem bateria no celular.

De resto, tem cerveja gelada, PF de peixe frito e,.... uma vaguidão só.

1.7.09

na banguela e lambiscando

Criançada no sofá... férias aparecendo do lado de lá da semana... uma preguiça absoluta pra falar das coisas sisudas.
O jeito é levar com música, cinema - uma comidinha - quando muito, literatura.

Comecemos então pelas letras.

Não sei se por conta da frenética vida que levamos, não sei se pela glicemia elevada ou pela wikipidia, mas tenho cada vez menos gosto pelos grandes romances, pelos enredos sofisticados dos papas ou até mesmo as tramas mirabolantes dos livros policiais.

Com a cabeça empapuçada, são nas ditas histórias mínimas que tenho escorado a alma, nos textos-lambiscadas, que não pretendem dizer muito, mas que, por menos que digam, o fazem despertando saliva. Gosto especialmente dos autores que, como um gato brincando com o papel amassado - empurra daqui, belisca dali - juntam um par ou um tanto de idéias e deixam sangrar as palavras, atritando uma à outra, omitindo, insistindo.

E essa coisa que chamam cyberespeço ou blogosfera é um mar infinito para todo tipo de esperimentação literária. A cada dia, são carradas de novas páginas, navegantes, poetas, descarregos. Textos velhos restaurados, textos clássicos falados, tudo espalhado, disponível como o ar. É achar, pegar, largar, achar, pegar, ...

Pois, para colaborar com a labuta da busca, mando abaixo algumas sugestões de blogs que, de um modo ou outro, produzem aquela salivação de que falei. É verdade que muitos deles já foram recomendados em posts anteriores, mas por motivos outros que nesse. Agora, os reúno pela verve.

Em primeiro lugar, é inevitável mencionar o Luis F. Veríssmo. Na verdade, não é exatamente um blog, mas sim um portal onde se pode degustar as suas melhores crônicas, suas reflexões sobre o mundo, seus quadrinhos (animados) e até músicas - se te gusta, clique aqui ouça essa versão instrumental de "se eu quiser falar com deus".

Uma outra visita obrigatório é o blog do muito consagrado José Saramago. Escrevendo pequenos posts regularmente, o portuga é capaz de escrever de forma concisa, elegante e com invejável domínio plástico de nosso idioma. Na minha opinião, inclusive, acho ele melhor no blog do que nos romances. Seus livros - pelo menos os que tentei ler - me pareceram demasiado ambiciosos no que tange aos temas, à construção do argumento, o que acaba tirando o brilho da sua primorosa prosa.
Mais desprendido na internet, é uma delícia e cai como um trago de conhaque às onze, quando a zueira já foi vencida.

Seguindo pelos velhos, vamos logo a um morto. Julio Cortazar, excelente nos livros, aparece na blogosfera acompanhado da própria voz. É muito bom. Gosto especialmente de ouvir o conto "mas sobre escaleras", que talvez sirva para resumir o que a internet nos proporciona hoje. Não estamos inventando nada muito diferente do que sempre fizemos - contar, escrever, ouvir, palpitar - só que talvez, agora o façamos como alguém que 'sobe de costas para os degraus', e isto torna tudo diferente.

Já no campo dos que tratam de literatura, inevitável mencionar o quase popstar Idelber Avelar, do Biscoito. Para quem não sabe, o Idelber, além de timoneiro desse blog campeão de audiência, é Professor de literatura latinoamericana na Universidade Tulane, em New Orleans (EUA).
Entre os muitos assuntos de que trata com maestria, criou o que chama de Clube de Leitura, onde apresenta previamente um texto de algum autor de destaque, marca uma data para o retorno, e a partir de uma primeira interpretação que ele apresenta, abre o blog para comentaristas, que surgem aos montes, reunindo uma multipliciade de pontos de vista e de janelas sobre o texto. É mais ou menos como faziam nossas professoras de ginásio, só que em escala amplificada, com gente que se encontra justamente porque gosta da brincadeira.

Outros que merecem destaque: o blog "Ao Mirante, Nelson", onde Nelson Moraes abusa como ninguém destes novos meios de linguagem; o blog "consenso, só no paredão", mantido por Alexandre Nodari, que mescla debates teóricos e políticos com experiências literárias interessantes; o blog do Antonio Prata, que publica as suas crônicas semanais e, por fim, para os que já sangraram de amor, valem as visitas semanais ao blog "o carapuceiro", do infernal Xico Sá.